terça-feira, 1 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO DE "A FÉ CRISTÃ PRIMITIVA" (por Taiguara F. de Souza)

Carlos Martins Nabeto é, sem dúvida, um dos maiores apologistas católicos do Brasil, reconhecido por seu trabalho em prol da verdadeira Fé – especialmente por meio do Apostolado Veritatis Splendor – não só nesta Terra de Santa Cruz, como também em todos os países lusófonos e em várias nações do mundo inteiro.

Um dos seus mais queridos e colossais projetos é esta “Série Citações Patrísticas”, que ora lança em volume único. “Citações Patrísticas” é uma hercúlea coletânea das palavras e ensinamentos dos Santos Padres da Igreja, aqueles homens que, no início desta Era Cristã, estabeleceram as bases da nossa Fé Católica, guiados pelo Espírito Santo.

Qual a importância de uma obra como esta de Carlos Martins Nabeto para os nossos dias? Grandiosa, responderíamos. Não só pelo seu caráter histórico e doutrinário, mas pelo contexto singular e estarrecedor no qual vivemos nestes tempos modernos.

Ao reunir herculeamente tantas palavras e ensinamentos dos primeiros Pais da Igreja, Carlos Martins Nabeto retorna realmente às origens, vai realmente no Cristianismo primitivo, e de lá, das bases, do alicerce de tudo, comprova-nos o maior temor de modernistas, protestantes e Teólogos da Libertação: a Igreja primitiva é exatamente esta mesma Igreja Católica de hoje!

Não houve mudança, não houve ruptura: a Igreja primitiva, a Igreja dos Santos Padres, dos primeiros cristãos, é a mesma Igreja Católica que vemos hoje, edificada sobre o Papa, governada por ele e pelos Bispos em comunhão com ele.

Quem, pois, rompeu com a Igreja primitiva? Quem, pois, rejeitou o patrimônio da Fé dos primeiros cristãos e quis inovar a tudo? Foram aqueles mesmos que, em nome do retorno às origens, rejeitaram a Cristo e sua única Igreja...

Reunindo estas citações dos Santos Padres, o Autor não só prestou um incomensurável serviço aos católicos desejosos de tomar sempre mais contato com os ensinos destes grandes homens, não só desferiu um golpe contra os que rejeitam a Igreja, como também faz um convite a todos os que, em nome deste pretenso “retorno às origens” – um retorno em tudo mal-conduzido –, justificam seus cismas, suas heresias, sua balbúrdia: esta é a única Igreja de Cristo, a Igreja Católica; se quiserem retornar às origens do Cristianismo, retornem a Ela, única guardiã e depositária fiel da verdadeira Fé.

E, neste sentido, desejamos ao Autor os melhores resultados com esta sua grande obra, “Citações Patrísticas”, para bem da Santa Igreja e de todos os homens.

Taiguara Fernandes de Souza
(Do Prefácio do Volume Único)

.oOo.

Outras Declarações:

"É, assim, com muita alegria e satisfação que tomei conhecimento da obra de Carlos Martins Nabeto sobre os Padres da Igreja, da série "Citações Patrísticas", em seis volumes, onde é apresentada "a Fé Cristã" por meio de uma "Coletânea de Sentenças Patrísticas". Trata-se de um riquíssimo material para estudo dos fiéis e especialmente para os estudiosos de Teologia, e aborda uma grande quantidade de temas do Cristianismo. Rogamos a Deus que esta obra possa dar muitos frutos de salvação para a Sua Glória, para a edificação da Igreja e salvação das almas".

Prof. Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino
(Do Prefácio ao Volume 1)

.oOo.

"A iniciativa de Carlos Martins Nabeto - grande apologista e estudioso das fontes primitivas da Fé - em colocar à disposição do público de língua portuguesa as citações dos Pais da Igreja, merece todos os nossos agradecimentos e aplausos. Com toda certeza esta obra é um verdadeiro presente, pois permite conhecer a confissão de Fé da Igreja Antiga, mostrando sua perene fidelidade à revelação de Deus sobre Si próprio. Faço votos para que as sementes que aqui são lançadas encontrem terreno fértil em muitos corações e dêem muitos frutos, 'cem por um, sessenta por um, trinta por um' (cf. Mateus 13,8)".

Prof. Alessandro Ricardo Lima
(Do Prefácio ao Volume 2)

.oOo.

"Que a leitura de mais essa pérola do meu amigo Carlos Nabeto eleve nossa alma a Deus, confirmando-nos na fé de nossos Pais 'Agostinho, Basílio, Efrém, Atanásio, Crisóstomo, Ambrósio, Leão, Gregório' etc., e sirva de instrumento para a conversão de tantos irmãos separados, para que, de volta à Igreja Católica, louvem Maria e os Santos, para a perfeita adoração de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Rei do universo".

Dr. Rafael Vitola Brodbeck
(Do Prefácio ao Volume 3)

.oOo.

"É de grande importância o poder aproximar-se dessa herança proveniente dos escritores dos primeiros séculos. Colocar uma Antologia de textos desse nível ao alcance do grande público é de valor indiscutível. Os cinco anos de pesquisa, coletânea e sistematização temática do Autor reverterão em proveito dos leitores agradecidos".

Prof. Dr. Pe. Manoel Augusto Santos dos Santos
(Do Prefácio ao Volume 4)

.oOo.

"Esta obra contém citações relacionadas não só com teologia dos sacramentos, mas também com cosmologia, filosofia da natureza e antropologia teológica e filosófica. Pedimos a Deus que, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria, derrame sobre o autor a Sua graça, concedendo-lhe força e saúde para continuar esse belíssimo trabalho de divulgação dos escritos patrísticos e da sã doutrina católica. E suplicamos a Deus para que um número cada vez maior de pessoas possa ter acesso não só à presente obra, mas a todos os volumes desta excelente série. Para a maior glória de Deus!"

Marcos Monteiro Grillo
(Do Prefácio ao Volume 5)

.oOo.

"Só podemos vislumbrar e acreditar nos grandes frutos desta obra, já que nos faz caminhar nos passos seguros destes homens – nossos Pais na fé -, que nos convidam a fixar os olhos em Cristo nosso Senhor e em suas promessas. Tenho confiança que este escrito será para todos uma nova mina de instrução. Pedindo a Deus, pela intercessão da Santíssima Virgem, filha primogênita e Mãe da graça, que abençoe este trabalho, o autor e sua família, assim como todos os leitores que terão os pés firmes na rocha que é Cristo, para Glória de Deus, pelos méritos de Cristo e pela força do divino Espírito Santo".

Ana Maria Bueno da Cunha
(Do Prefácio ao Volume 6)

.oOo.

"Caro Carlos, agradeço-lhe a remessa do primeiro volume da sua benemérita coleção patrística. Faço votos para que consiga terminá-la até o sexto volume. Que Deus o ilumine sempre para o bem dos nossos irmãos".

Pe. Estêvão Bettencourt, OSB
(E-Mail de 30.Jul.2007)

"Caro Carlos, congratulo-me com você pela bela obra que está realizando, em particular pelo envio do segundo volume da série muito interessante. Que o Espírito Santo lhe dê força para fazer seu empreendimento, que deve beneficiar muitos leitores e estudantes. Rezo nesta intenção. Atenciosamente".

Pe. Estêvão Bettencourt, OSB
(E-Mail de 12.Set.2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário